26 janeiro 2009

Repertório para todos os gostos

A Banda Juvenal Noronha procura atender todos os gostos musicais, preservando a qualidade das boas músicas e assim levando a harmonia para seus ouvintes. Atualmente a banda toca cla´ssicos como "Emoções", "Eu sei que vou te amar", "Yesterday", "Chuva de Prata", "Perfídia" entre outras que encantam e emocionam que prestigia.

A música


A Música é ao mesmo tempo um sentimento e uma ciência. Ela exige da parte daqueles que a cultivam, intérpretes ou compositores, uma inspiração natural que só se adquirem por meio de longos estudos e profundas meditações.

Diferentes Idades

Cada um dos integrantes da Banda exerce uma atividade profissional diferente, mas todos são apaixonados pela boa música. O baterista João Hermes de Souza toca na banda Juvenal Noronha desde os dez anos de idade. “Estou com 61 anos bem vividos, então faz a conta. Eu entrei quando a banda ainda estava começando”.Ele conheceu o músico João Fafá, um dos fundadores. “O João Fafá tocava em navios pelo mundo, e então, felizmente, veio para Mirassol. Ele é pai do maestro Djair José Marques (falecido), e estava com o senhor Juvenal Noronha”. Músico há cinco anos, e com 15 anos de idade, o violonista Lenon Raul Tagliaro é o mais novo da turma, e está há dois anos na banda. “É muito bom tocar com os mais experientes. Eu aprendo a cada ensaio”, disse ele.

Banda retoma Atividades

A regente Márcia Rossi Muradi assumiu a frente da BandaA banda Juvenal Noronha de Mirassol está retomando suas atividades, após anos desativada por falta de pagamento e local para ensaios. Hoje tem nova formação e a regente Márcia Rossi Muradi é quem coordena os ensaios. Em breve farão apresentações. Leia mais em "continuação"A prefeita Cristina Francisco autorizou o reinício das atividades da Banda “Juvenal Noronha”. “Embora a prefeitura não tenha recursos para remunerar os músicos nessa fase, a prefeita Cristina Francisco autorizou ceder o espaço do Auditório Cândido Brasil Estrela para os ensaios, aos sábados”, afirmou José Carlos Rodrigues, diretor do Departamento de Cultura. Motivo de lembranças memoráveis na trilha musical da história da vida de cada um dos mirassolenses com mais de 40 anos de idade, a tradicional Banda Juvenal Noronha deve se apresentar no aniversário da cidade no dia 8 de setembro. Com músicos da primeira formação que marcou os acontecimentos sociais da cidade, a partir da metade do século XX, a banda está em uma nova fase com a nova geração de bons instrumentistas e sob a regência de Márcia Rossi Muradi, professora de música há mais de 20 anos em Mirassol. Desde fevereiro deste ano, um grupo de músicos se encontrava para ensaiar na casa da regente, nas tardes de sábado. Depois de recente reunião intermediada pelo presidente da Câmara Euflásio Luchette, o diretor da Cultura, José Carlos Rodrigues e os músicos, o grupo passou a integrar a banda Juvenal Noronha. Desde o dia 12, estão no espaço cedido pela prefeitura, no Museu Municipal “Jezualdo d´Oliveira”.

Reativação da Banda Municipal Juvenal Noronha


A prefeitura de Mirassol, através do Departamento de Cultura, reativou em 2008 a tradicional Banda Juvenal Noronha, e a Câmara Municipal aprovou requerimento 224/2008, por unanimidade, dirigida a regente Márcia Rossi Muradi, de congratulações a Banda Juvenal Noronha de autoria da mesa diretora presidida pelo vereador Euflásio Luchetti (PHS). “De nossa parte, como integrantes desta Casa, não poderíamos nos furtar nesta oportunidade e fazemos registrar em nossos anais, mais esse acontecimento, qual seja a reestruturação da Banda Juvenal Noronha e o reconhecimento do valoroso trabalho prestado pelos músicos, em prol da divulgação da cultura musical em Mirassol”, diz o trecho final do documento.Segundo o requerimento do legislativo, “a Banda Juvenal Noronha fez uma grandiosa apresentação no dia cinco de setembro no Auditório Cândido Brasil Estrela, para uma seleta platéia de admiradores da boa música. Sob a batuta da regente Márcia Murad, a Banda inaugura uma nova fase, onde prima-se pela sonoridade dos arranjos e melodias que encantam gerações de cidadãos mirassolenses”.O diretor do Departamento de Cultura, José Carlos Rodrigues, disse que a prefeita Cristina Gordo Peres Francisco também está realizando mais um compromisso com a cultura de Mirassol. Conforme anota texto do requerimento da Câmara Municipal, “por ser um projeto voluntário, cada integrante exerce uma profissão diferente, mas todos são apaixonados pela boa música, com isso a banda, ganha novo fôlego para encantar os ouvidos mais exigentes”.